
3 Melhores Sites para criar um Blog Gratuito
Se deseja começar a “Blogar” na Internet, tem ao seu dispor vários sites que permitem a criação de um blog gratuitamente. Aqui fica uma lista com os 3 melhores sites para criar um Blog: Nota: Se você conhece outro serviço que merece estar nesta lista, envie o seu comentário. Teremos todo o gosto em adicionar novos serviços capazes de oferecer uma boa experiência ao usuário.
1. Blogger – O Blogger surge no topo das preferências dos utilizadores. O serviço é gratuito e não coloca limites de utilização (não tem limite de posts, de visitas, etc.).
A interface do Blogger é bastante simples e intuitiva, ideal para utilizadores pouco experientes. Outra grande vantagem é a divulgação do Blogger a nível mundial, sendo mais fácil encontrar tutoriais de qualidade para o ajudar no seu dia-a-dia no Blog.
Pontos Positivos:
Não precisa pagar por uma hospedagem - Esta, apesar de ser uma vantagem da plataforma, se torna um fator preocupante. O Blogger possui uma plataforma própria, ou seja, todos os blogs são hospedados por eles de maneira gratuita, sendo assim, caso eles queiram excluir seu blog eles farão e você não poderá falar nada. Por outro lado, se você esta iniciando um projeto e gostaria de fazer um teste antes de investir nele, esta se torna uma ótima notícia.
Não precisa se preocupar com backup - O Google, como mantenedor da plataforma, se encarrega de tudo relacionado à hospedagem, domínio e também a backups e bancos de dados. Assim, você poderá blogar de forma tranquila com a certeza de que seu blog está em segurança. Logicamente falhas técnicas ocorrem e o seu blog pode ser excluído, visto que não será uma plataforma paga que esta cuidando de seu blog. Com esta possibilidade, aconselho que de semana ou semana faça um backup de seu blogpara que não haja risco de perdê-lo.
É integrado ao Google AdSense - O Blogger apresenta em seu painel de controle uma integração com o Google Adsense, de forma que você poderá criar uma conta através de lá, ou integrar uma já existente de maneira extremamente fácil e rápida. Poderá analisar seus cliques diários, mensais, seus ganhos do dia e algumas outras estatísticas relacionada a sua conta.
Oferece estatísticas em tempo real - Através do painel de controle de seu blog você poderá ver muitas estatísticas relacionadas ao seu blog, como:
-
Quantidade de pageviews diários
-
Quantidade de pageviews mensais
-
Visitas únicas
-
Qual o navegador mais utilizado para acessar seu blog
-
Qual artigo mais visualizado
-
Muitas outras estatísticas
Pontos Negativos:
Não oferece organização por categorias - O Blogger não permite que o blogueiro organize seus conteúdos através de categorias que sejam independentes das tags. Sendo assim, as próprias tags passam a funcionar como categorias.
Possui um número limitado de páginas estáticas que podem ser criadas - Atualmente, o Blogger só permite que um blog crie no máximo 20 páginas estáticas, o que para determinados nichos de atuação pode ser algo extremamente prejudicial.
Não permite a edição de comentários - No Blogger você não tem a opção de editar o comentário. Muitas vezes, o comentário vem com erros ortográficos, o que nos remete a editá-lo de forma simplória, sem que altere o sentido das palavras.
Possui má reputação - O Blogger possui uma má reputação, pois através desta plataforma são criados diversos blogs spams e com conteúdo relacionado à pirataria, o que leva diversas empresas a proibirem o contato com blogs com subdomínios .blogspot.com
Veja como criar o blog aqui: Criar um Blog (Blogger).
2. Wix - Descubra como pode ser fácil criar um blog, utilizando o serviço gratuito Wix. Você encontrará dezenas de templates prontos a usar, dando um aspeto profissional ao seu blog.
Ponto Positivo:
Facilidade de Uso - Essa sem dúvida é uma das características que mais destacam o Wix, sua simplicidade de manuseio descomplica a vida até de quem nunca mexeu com criação de sites. O Editor todo em português é intuitivo e bastante prático, seu modo “arrastar e soltar” não oferece dificuldade a ninguém, muito pelo contrário. Outra particularidade é o aspecto quase que exclusivo dessa ferramenta, pois não se encontra um construtor online que disponibilize tanta liberdade de criação, permitindo que o usuário desenhe o site exatamente ( ou bem próximo a isso) como imaginou, sendo assim, a criatividade é o limite. Esse é verdadeiramente um ponto super positivo no construtor e que precisa ser levado em consideração.
Variedades de Templates - Talvez o usuário leigo não saiba que os programas para criação de sites como DreamWeaver, Fireworks etc, não oferecem nenhum tipo de modelo pronto para ser editado e o designer precisará começar tudo do zero. A nível de ferramentas online, o Wix é uma das empresas que disponibiliza o maior número de temas, com mais de 280 templates (O que é isso?) diferentes, organizados em categorias muito usuais.
Aplicativos inovadores - Esse é mais um aspecto que ganha notoriedade nesta ferramenta. O Wix dispõe de uma loja de aplicativos muito funcionais, alguns que se encaixam perfeitamente em muitos tipos de sites, outros nem tanto. A realidade é que é difícil encontrar outro construtor online que ofereça tantas opções de aplicativos como o Wix, na verdade, não encontrei ou não identifiquei semelhante loja de apps, disponível em nenhuma outra ferramenta.
Editor Mobile - A criação de um site mobile, em muitos casos, é cobrada de forma separada ou como um pacote, aumentando o valor final do projeto, isso tanto em outras ferramentas, quanto em agências e profissionais. Não estou dizendo que isso seja ruim, mas o fato é que no Wix, o site versão mobile poderá ser criado de maneira fácil, através do editor com função exclusiva para a edição do site em plataformas móveis. O editor é bem simples de usar, fácil de organizar os elementos e permite visualizar os resultados de forma imediata. A versão mobile do site já vem incluída em qualquer pacote Premium, com exceção do plano “Connect Domain“.
Pontos Negativos:
Código fonte - Esse talvez seja um grande contratempo no Wix, pois o construtor não permite a edição do código fonte do site, isso impossibilita adicionar funções como javascript, em que seria necessário inserir códigos html no head da página. Outro empecilho é não poder enviar arquivos por ftp ao site, pois seria interessante se tivesse, para o caso de haver necessidade de alguma aplicação específica, como incorporar um pequeno sistema de atendimento online, por exemplo.
Instalações no Brasil - O Suporte ONLINE ao usuário do Wix é de fato eficiente, as respostas são geralmente rápidas, em menos de 24horas o problema é atendido. Mas mesmo assim, faz falta um canal de atendimento via chat online ou telefone. Ter um escritório no Brasil também daria mais confiança e aproximaria a empresa ao usuário, flexibilizando o suporte e o atendimento, principalmente para o pós-venda.
O Caso do Backup - Outro ponto delicado do Wix é sobre a falta de uma opção de backup, em que não é possível salvar o site no computador pessoal do usuário ou em qualquer outro lugar, ou seja, os arquivos do site ficam sempre em nuvem, nos servidores do Wix e se por ventura a empresa tiver problemas ou vier a falir, todos os arquivos do usuário serão perdidos.
Edição exclusiva - Os sites criados no Wix só podem ser editados na própria ferramenta, sendo assim, não podem ser transferidos para outras plataformas como WordPress, Blogger, Jimdo etc. Mas isso também não pode ser levado tão em conta, pois raramente uma plataforma é 100% compatível com outra e quando é, as transferências quase sempre ficam incompletas.
Veja como criar o blog aqui: Criar um Blog (Wix).